Olá, família Romera! No post de hoje falaremos sobre um assunto muito importante: prevenção contra a dengue.
Não é de hoje que a dengue é preocupação entre os brasileiros, mas no último verão o número de pessoas infectadas pela doença subiu, mostrando que precisamos estar sempre atentos aos cuidados para combater o aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão não só da dengue, como também dos temidos, zika vírus e febre chikungunya.
Para isso reunimos algumas dicas para você auxiliar nesse combate:
O ideal é evitar o uso de vasos, preferindo que as plantas fiquem na terra ou até mesmo, suspensas. Porém, se você não tem espaço para um jardim e não quer abrir mão de seus vasos, coloque areia nos pratinhos, impedindo que a água se acumule.
Nos dois casos não há outra saída: eles precisam estar tampados. Além disso, mantenha-os sempre limpos.
Pelo menos uma vez na semana, verifique se não há folhas e galhos atrapalhando o fluxo e permitindo que a água da chuva acumule.
Guarde-os em um ambiente fechado, livre de chuva. No caso das garrafas e demais recipientes, prefira guardá-los com a boca para baixo.
Mantenha as lixeiras fechadas e jamais acumule lixo em ambientes abertos. Isso vale também para terrenos baldios. Caso tenha algum próximo a sua casa, vale mobilizar os seus vizinhos para que mudem essa situação.
Além dos cuidados com a sua casa, o uso de repelentes é recomendado, principalmente em mulheres grávidas, crianças e idosos. Outra ferramenta muito importante de prevenção é a denúncia. Caso você identifique possíveis criadouros de mosquito, seja em casas abandonadas ou em quintais em ruas em que você passa, informe as autoridades de saúde da sua cidade.