Prevenindo a dengue com a família Romera

18/01/2016

20-01

Olá, família Romera! No post de hoje falaremos sobre um assunto muito importante: prevenção contra a dengue.

Não é de hoje que a dengue é preocupação entre os brasileiros, mas no último verão o número de pessoas infectadas pela doença subiu, mostrando que precisamos estar sempre atentos aos cuidados para combater o aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão não só da dengue, como também dos temidos, zika vírus e febre chikungunya.

Para isso reunimos algumas dicas para você auxiliar nesse combate:

Vasos de planta

O ideal é evitar o uso de vasos, preferindo que as plantas fiquem na terra ou até mesmo, suspensas. Porém, se você não tem espaço para um jardim e não quer abrir mão de seus vasos, coloque areia nos pratinhos, impedindo que a água se acumule.

Caixa-d’água e tanque de lavar roupa

Nos dois casos não há outra saída: eles precisam estar tampados. Além disso, mantenha-os sempre limpos.

Calhas

Pelo menos uma vez na semana, verifique se não há folhas e galhos atrapalhando o fluxo e permitindo que a água da chuva acumule.

Pneus, garrafas e demais recipientes

Guarde-os em um ambiente fechado, livre de chuva. No caso das garrafas e demais recipientes, prefira guardá-los com a boca para baixo.

Lixo

Mantenha as lixeiras fechadas e jamais acumule lixo em ambientes abertos. Isso vale também para terrenos baldios. Caso tenha algum próximo a sua casa, vale mobilizar os seus vizinhos para que mudem essa situação.

Além dos cuidados com a sua casa, o uso de repelentes é recomendado, principalmente em mulheres grávidas, crianças e idosos. Outra ferramenta muito importante de prevenção é a denúncia. Caso você identifique possíveis criadouros de mosquito, seja em casas abandonadas ou em quintais em ruas em que você passa, informe as autoridades de saúde da sua cidade.

Comente!

Troque ideias com a família Romera espalhada pelo Brasil e coloque sua opinião em pauta.