Dicas da Romera para divertir as crianças durante as férias

18/01/2016

19-02

Olá, Família Romera! Janeiro é tempo de férias escolares e durante esse período em que as crianças ficam integralmente em casa, é preciso muita criatividade para que os pequenos não fiquem entediados. Para fugir das sessões intermináveis de videogame e também das horas a fio com a televisão ligada, reunimos algumas dicas para ajudar os pais a divertirem seus pequenos. Confira:

1. Família reunida

Escolha um horário em que estejam todos em casa e promova jogos de tabuleiro entre a família. Uma sugestão é iniciar as partidas sempre após o jantar, mas, nesse caso, estipule um tempo, não é porque estão de férias que as crianças devem dormir muito mais tarde que o horário habitual.

2. Ler pode ser divertido

Durante esse período, aproveite para estimular o hábito da leitura nas crianças. Comece lendo histórias diariamente. Com o passar dos dias, sugira uma troca, incentivando que os próprios pequenos leiam em voz alta.

Outra dica é inserir outros tipos de leitura. Que tal ler uma notícia de jornal e ver a reação do seu filho? Essa estratégia pode estimular o debate e ampliar a visão de mundo das crianças.

3. Criança na cozinha?

Por que não? Com supervisão de adultos não há problema algum em levar as crianças para a cozinha. Durante o passeio vale apresentar novos alimentos e,  claro, deixá-las colocar a mão na massa. De acordo com alguns profissionais, ao participar do processo de produção de um prato, elas ficam muito mais interessadas em experimentá-lo, o que pode ser a solução para os filhos que torcem o nariz para qualquer novo prato.

Outra ideia é fazer um jogo de adivinhação, em que, vendada, a criança precisa experimentar ingredientes e adivinhar de qual sabor se trata.

4. Acampamento dentro de casa

Não precisa ser aniversário do seu filho para que você permita uma festinha com os amigos. Organizem juntos um acampamento dentro de casa. Com quatro cadeiras e alguns lençóis, vocês montam uma cabana digna de muita diversão. Para animar ainda mais a criançada, providencie lanternas, almofadas e uma playlist especial com sons que remetam a uma floresta.

5. Fábrica de artesanato

É muito importante estimular a criatividade nas crianças e também o trabalho manual. Incentive as brincadeiras com massinha de modelar, dobraduras e também reciclagem. Uma sugestão é pegar aquela lata de achocolatado que você iria jogar fora e deixar os pequenos decorá-la transformando-a em um porta-lápis personalizado.

6. Qual é a música?

Aproveite um dia em que os amigos dos seus filhos também estejam em sua casa e organize uma competição. Separando-os em dois grupos, selecione algumas músicas e, ao colocá-las para tocar, as crianças precisarão adivinhar “qual é a música”. Após algumas rodadas, vale premiar todos que participaram com um delicioso bolo de chocolate.

Pronto! Com essas dicas temos certeza de que as férias dos seus filhos serão incríveis, e o melhor de tudo é que vocês poderão curtir esses momentos juntos. A Romera deseja um ótimo início de ano, cheio de alegria e diversão para a sua família.

Comente!

Troque ideias com a família Romera espalhada pelo Brasil e coloque sua opinião em pauta.