Cuidados com a Pressão Alta

01/07/2015

01-04H

 

A pressão alta é uma doença muito comum: Estima-se que 20% da população mundial tenha níveis de pressão acima do normal – especialmente idosos. Por isso é muito importante sempre cuidarmos da pressão, medindo e prevenindo maiores problemas no futuro.

Ter a pressão alta é um fator de risco de outras doenças muito mais sérias, como derrame e AVC, mas como é uma doença silenciosa, a única forma de sabermos como está a nossa pressão é sempre aferindo e acompanhando possíveis alterações. Para isso é fácil, basta ir a farmácias ou mesmo ter o aparelho em casa. A prevenção auxilia muito no tratamento de possíveis causas antes que elas façam um estrago maior no nosso corpo.

A Pressão alta acontece quando o valor fica acima de 120 por 8, o popular 12 por 8. A doença costuma ser mais comum em pessoas que tem histórico familiar da doença, ou pessoas que tenham hábitos alimentares ruins, ingerem muito sal, estão acima do peso, consomem muito álcool ou são diabéticas. Mas todo mundo corre riscos e é sempre importante ficar de olho na sua pressão.

E como prevenimos a Pressão Alta? A gente sabe que é difícil não se estressar, mas tente. Ame, perdoe, tenha calma. O estresse leva à pressão alta. Mas é preciso cuidar da saúde como um todo: Não comer muito sal ou frituras, abuse de frutas e verduras, pratique esportes, mantenha seu peso dentro do normal e evite a ingestão de álcool e cigarro. Além disso, pelo menos uma vez por ano, faça a medição da sua pressão. Em caso de alterações, você deve procurar um médico imediatamente e iniciar um tratamento.

Quem é hipertenso, mesmo com hábitos saudáveis, precisa usar medicamentos pela vida toda. O não tratamento pode afetar vários órgãos vitais e levar até a complicações muito sérias. Hipertensão é coisa séria e deve ser tratada e prevenida, sempre.

A família Romera se preocupa com a saúde e o bem-estar da sua família, fique ligado na Pressão alta!

Comente!

Troque ideias com a família Romera espalhada pelo Brasil e coloque sua opinião em pauta.