Como escolher o sofá ideal?

03/07/2014

Um sofá ideal não é difícil de achar, mas também não é tão simples. Conforto, preço, espaço, tamanho. Vários fatores devem ser levados em conta para se chegar a um veredito sobre qual o melhor sofá para acomodar toda a família em casa.

Vamos começar pelas dimensões: No sofá tem que caber todo mundo, mas ele também não pode ocupar a sala toda. Uma referência bacana é saber que sofás retos costumam cair bem em qualquer espaço, enquanto que sofás com pernas e braços mais finos são melhores para lugares menores, pois deixam a impressão de sala menos cheia. Já os sofás que vão até o chão tem visuais mais pesados, ficando melhores em ambientes mais amplos, dando a impressão de ocupar mais espaço.

Decidido o tamanho, é preciso também um modelo com estrutura resistente. Uma dica legal para checar o quão resistente é o o sofá é levantar uma das esquinas da parte da frente do sofá cerca de 15cm do chão. Quanto mais o outro lado se levantar, mais robusto e resistente é o sofá. Caso ela não se levante, cuidado, pode ser um sofá muito frágil.

Ok, temos um sofá no tamanho certo e resistente, mas nada disso adianta se ele não for confortável, afinal de contas pretende-se passar bons momentos de descanso nele, correto?

Outra dica é conferir se as almofadas se encaixam perfeitamente, sem permitir folgas. Além disto, aperte os braços e as costas do sofá, para sentir o quão macio ele é. Olho vivo também com costuras e saias, que podem se transformar em um incômodo para você depois caso estejam mal colocadas.

Teste o sofá. Sente, fique confortável e fique com ouvidos ligados quanto às molas: Se ouvir qualquer estalinho logo de cara, esqueça o sofá em questão!

Por fim, as cores: Uma cor mais neutra e sóbria vai te dar bastante tempo e também mais opções de combinação com outras decorações, como tapetes e paredes ou almofadas de cores

mais vivas. Tons neutros trazem praticidade. Caso você queira ousar, com cores mais fortes e fora do padrão, muito cuidado para não errar e ter um elefante colorido no meio da sala

estragando a harmonia do ambiente. A dica no caso de sofás coloridos é pensar melhor na conjunto, utilizando cores complementares nos outros elementos da decoração.

Comente!

Troque ideias com a família Romera espalhada pelo Brasil e coloque sua opinião em pauta.